Afinal, pra que servem os vereadores?

Os vereadores e vereadoras são agentes políticos essenciais para ajudar a mapear e resolver os problemas de sua comunidade. Representantes do povo, quando eleitos, tornam-se responsáveis por ouvir sugestões, reclamações e pedidos vindo de grupos organizados ou até mesmo pessoas da sociedade. Eles conhecem as necessidades da população e oferecem, por meio de projetos e ações, soluções para aquela região. A importância de eleger pessoas que moram próximas a sua comunidade é justamente por elas conseguirem enxergar os problemas que só quem vive o dia-a-dia sabe. Quem ocupa o cargo, tem também como responsabilidade fiscalizar as realizações do prefeito e garantir a pluralidade de ideias e iniciativas que chegam ao parlamento.
Agora, pense com a gente: se a população negra corresponde a 54% da população, como não são eleitos como representantes da sociedade? Segundo dados do TSE, nas últimas eleições municipais, realizadas em 2016, foram eleitas 2.880 vereadoras negras, o equivalente a 4% do total de 57.843 vereadoras e vereadores eleitos. Na capital do Rio de Janeiro, para a Câmara, apenas sete mulheres ganharam as eleições, das quais apenas duas se autodeclararam negras (pretas e pardas), Marielle Franco e Tânia Bastos. Marielle  foi brutalmente assassinada em 14 de março de 2018.
Por isso, nas eleições de 2020, vote em representantes que lutem ativamente por pautas, políticas públicas e soluções que você enfrenta. Alguém que possa contribuir na diminuição das injustiças e desigualdades que o povo preto têm como realidade. Quem vai, diante de outros políticos, defender a vaga na creche, a educação inclusiva, a igualdade de oportunidades, o acesso à saúde da população negra e tantas outras pautas importantes para nossa comunidade.
Aqui no site, você encontra um mapeamento de candidaturas que estão em conformidade com as principais pautas do movimento negro. A revolução acontece também nas urnas.
Skip to content