Como escolher uma candidatura antirracista

As pessoas negras compõem 54% da população do Brasil. Apesar de maioria, nas últimas eleições, apenas 24% dos eleitos eram negros.  Essa realidade faz com que as pautas prioritárias para melhorar as condições e qualidade  de vida  das pessoas negras muitas vezes nem cheguem às mesas de decisão. Milhões de brasileiras e brasileiros precisam viver sem receber atenção devida em políticas públicas e acesso a direitos básicos, como educação e saúde.

Após muitos anos de denúncias sobre a falta de representação na política, algumas mudanças já começaram a acontecer. A tendência é que haja um crescimento de candidaturas negras espalhadas pelo país. Então, como fazer uma boa escolha nas urnas? Aqui na plataforma você encontra uma seleção de candidaturas comprometidas com o avanço das pautas dos movimentos negros, representada por quatro frentes: Manifesto da Coalizão, o Programa na Coalizão Negra Por Direitos, a Agenda Marielle Franco  e o Programa da Convergência Negra.

 

Para ajudar na decisão, além de conhecer o histórico pessoal e político dessa candidatura, leve em consideração quais avanços você considera importantes para a realidade da sua região e da sua comunidade. Depois disso, veja como cada uma das opções de voto trata essa questão em seu plano de governo. Faça uma pesquisa aqui no Votos Antirracistas e dê o seu voto a alguém que possa contribuir na diminuição das injustiças e desigualdades que o povo preto têm. 

Skip to content